
“Flee – A Fuga” vence prémio de Melhor Filme no festival CLIT
O documentário “Flee – A Fuga” venceu o prémio de Melhor Filme da secção Ativa-te! da primeira edição do Festival CLIT – Cinema em Locais Inusitados e Temporários, que decorreu entre 8 a 17 de outubro, em Setúbal.
A longa-metragem de animação é baseada na entrevista feita pelo realizador Jonas Poher Rasmussen ao seu amigo Amin Nawabi, um homem que está prestes a casar com o seu noivo e que se vê confrontado com a necessidade de revelar a estória extraordinária de como há vinte anos chegou à Dinamarca enquanto refugiado afegão menor de idade.
O Festival CLIT, organizado pela Associação Cultural Festróia, atribuiu a “Flee – A Fuga” o prémio de “Melhor Filme” da secção Ativa-te, dedicada a temas sociais e ambientais.
O filme, que tem feito um circuito impressionante por festivais de cinema, estreou mundialmente no Festival Internacional de Sundance e integrou a Seleção Oficial da edição de 2020 do Festival de Cannes. O documentário foi aclamado pela crítica e tem sido apontado como potencial nomeado para a próxima edição dos Óscares.
“Flee – A Fuga”, que foi exibido em Portugal na edição deste ano do Festival IndieLisboa, chegará brevemente às salas de cinema nacionais.