Difret

Cinema, Videoclube - Estreados

Sinopse

Etiópia, década de 1990. Hirut (Tizita Hagere), uma estudante de 14 anos, é raptada a caminho da escola por um grupo de homens a cavalo. Ela é uma das milhares de vítimas de uma antiga tradição etíope chamada “talefa” que implica o rapto para casamento. Hirut é violada pelo seu futuro marido e trancada num quarto. Ao tentar escapar, pega numa espingarda, mata o seu violador e foge. Agora, ela é acusada de homicídio e o facto de ter agido em legítima defesa não tem qualquer significado na comunidade onde vive. Meaza Ashenafi (Meron Getnet), por seu lado, é uma jovem e corajosa advogada em Adis Abeba, a capital. Decidida a ajudar mulheres e crianças pobres, abriu uma rede de representação jurídica gratuita. Quando sabe do caso de Hirut, segue até à remota aldeia onde ela se encontra e, enfrentando todo o tipo de preconceitos e tradições seculares, inicia uma longa batalha judicial para provar que a criança é uma vítima de uma tradição bárbara e não pode ser responsabilizada por aquele crime.
 
Inspirado numa história verídica, um filme dramático que conta com argumento e realização do etíope Zeresenay Berhane Mehar.
FESTIVAIS, PRÉMIOS & CRÍTICAS

Sundace Film Festival 2014: Vencedor do Prémio do Público Berlinale 2014: Vencedor do Prémio do Público “Realizado por Zeresenay Berhane Mehari, o filme tem como virtude principal o sentido didáctico da sua exposição. Assim, não se trata tanto de construir uma “tese” mais ou menos abstracta, mas sim de seguir a saga de Hirut, desmontando as tensões e contradições que a pontuam.” RTP CINEMAX

Preço:

Ficha Técnica

Título Original
Difret

Data de Estreia
10 Março 2016

Duração
99 min

Género
Drama

Realização
Zeresenay Mehari

Argumento
Zeresenay Mehari

Elenco
Meron Getnet, Tizita Hagere, Abel Abebe

País
Etiópia, EUA

Lingua
Língua Amárica

Ano
2014

Classificação Etária
M/12

Fique por dentro, subscreva a nossa newsletter

Films4You