Sinopse
Desde 2005 considerado Património da Humanidade pela UNESCO, o fiorde de Geiranger é um dos locais mais visitados da Noruega, dada a sua grande beleza natural. Mas cientistas acreditam que, tal como já aconteceu no passado, a instabilidade das montanhas que o rodeiam as faça desabar a qualquer momento, originando uma onda gigante com consequências devastadoras. Neste filme, Kristoffer Joner dá vida a um geólogo conceituado que se prepara para abandonar o centro de alerta local onde trabalhou durante vários anos para aceitar um novo cargo numa cidade distante. Porém, pouco antes de partir, ele e alguns dos seus colegas deparam-se com mudanças geológicas no subsolo que revelam uma catástrofe prestes a acontecer. Com o desabamento previsto daí a dez minutos, a única coisa que podem fazer é soar o alarme para que o maior número de pessoas possa subir a montanha ao mais alto ponto possível e assim sobreviver a uma onda que se prevê atingir os 80 metros de altura.
Realizado pelo norueguês Roar Uthaug (“Fritt vilt”, “Flukt”), segundo um argumento de John Kåre Raake e Harald Rosenløw-Eeg, um filme-catástrofe que se tornou um sucesso de bilheteira no seu país de origem.
FESTIVAIS, PRÉMIOS & CRÍTICAS
Selecção Oficial do Festival Internacional de Cinema de Toronto 2015 Filme de Abertura do Festival Internacional de Cinema de Noruega 2015 “Impressionante. Cinema-catástrofe como devia sempre ser feito.” THE LA TIMES “O lado humano torna a história mais aterradora e também mais trágica.” WASHINGTON POST
Preço: 12,00€
Ficha Técnica
Título Original
Bølgen
Data de Estreia
13 Outubro 2016
Duração
105 min
Género
Drama, Thriller
Realização
Roar Uthaug
Argumento
John Kåre Raake
Elenco
Kristoffer Joner, Ane Dahl Torp, Jonas Hoff Oftebro
País
Noruega
Lingua
Norueguês
Ano
2015
Classificação Etária
M/12