Sinopse
Em 1990, a Polónia vive o seu primeiro ano como país livre. Neste contexto de euforia mas também de indefinição, quatro mulheres aparentemente felizes decidem que é chegado o momento de encarar a mudança nas suas próprias vidas. Agata despreza Jacek, o marido, e fantasia com uma relação impossível com o jovem padre da paróquia; Renata é uma professora reformada que, para atenuar o tédio em que a sua vida se tornou, desenvolve uma estranha obsessão por Marzena, a belíssima vizinha do lado, cujo marido trabalha na Alemanha; e Iza, irmã de Marzena, luta para esquecer o homem com quem teve uma relação adúltera durante seis anos.
Escrito e realizado por Tomasz Wasilewski (“Plynace Wiezowce”), um filme-mosaico sobre a solidão da mulher numa sociedade que, apesar de estar em transformação, ainda se move segundo perspectivas e princípios tendencialmente machistas.
Prémios
Berlinale 2016 (Festival de Berlim): Vencedor do Urso de Prata Festival de Cinema Polaco 2016: Vencedor de 5 prémios, incluindo Melhor Realizador e Melhor Actor/Actriz Secundária “Os planos longos e sufocantes evocam algum do melhor cinema romeno, tanto que por trás da câmara está Oleg Mutu, o director de fotografia moldavo dos magníficos 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias e Para Lá das Colinas. ” SÁBADO (Revista)
Preço: 12,00€
Ficha Técnica
Título Original
Zjednoczone stany milosci
Data de Estreia
25 Maio 2017
Duração
106 min
Género
Drama
Realização
Tomasz Wasilewski
Argumento
Tomasz Wasilewski
Elenco
Julia Kijowska, Magdalena Cielecka, Dorota Kolak
País
Polónia
Lingua
Polaco
Ano
2016
Classificação Etária
M/16